segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Nossa cama compartilhada

Lá vem eu querendo falar de um assunto tão polêmico como esse. Porém aqui no blog vou expressar minha opinião e o que acontece lá em casa, pois há muitas opiniões a respeito.

EU APOIO a cama compartilhada e lá em casa é assim desde sempre.

Li bastante a respeito do assunto e confesso que quando o Kaleb nasceu eu era contra e até tentei deixá-lo no berço por alguns dias, e eu dormia na cama da babá, no quartinho dele. Era uma mistura de tentar adaptá-lo ao seu quartinho e deixar o marido dormir um pouco, afinal ele iria trabalhar no dia seguinte e eu não (não no escritório neh, pq em casa era "jornada 24hrs mãe" que dá um baita trabalho, inda mais nos primeiros dias... nooossa!)

Mas não rolou, o Kaleb mamava o tempo todo (coisa de uma em uma hora) e tinha muita, mas muita cólica e eu sempre recorria ao papai na madrugada aos prantos (coisas de mamãe de primeira viagem mesmo neh? rsrs) 

Agora temos o berço (sem grade em um dos lados) encostado em nossa cama, porém só para o boneço Woody e a turma do Safari (decoração do quarto) dormir (rsrs), porque o Kaleb mesmo dorme entre a mamãe e o papai, e não adianta colocá-lo no berço pois ele me pula e se encaixa entre nós (sim, faz isso com 1 ano).

Mas olha, nada melhor do que dormir agarradinho com meu pequeno. E ele está numa fase maravilhosa, e é muito carinhoso, dorme abraçadinho comigo e acorda me beijando e me fazendo carinho ainda sonolento, todos os dias. O que mais eu posso querer?


Vou deixar aqui uma matéria que li sobre o assunto. 

Adorei a opinião da psicóloga e consultora em amamentação Bianca Balassiano Najim, que defende a cama compartilhada. Ela diz na matéria: "Não se pode querer que um bebê que acabou de se desenvolver durante nove meses dentro do útero da mãe, em conexão e simbiose profundas, de um dia para o outro aprenda a confortar-se com tranquilidade em um ambiente distante e frio. Isso gera ansiedade e frustração para essa criança, que passa a encarar a hora do sono como um momento de desconexão e desespero".

A propósito, alguém já ouviu falar em algum bebê que morreu esmagado pelos pais na cama? Eu nunca!!!




6 comentários :

  1. Ei Michele!
    Lá em casa não teve isso! No começo ele dormia perto da minha cama pra ficar mais fácil já que mamava toda hora. Mas com dois meses foi pro quarto dele. Eu confesso que tive medo dele ficar lá sozinho, mas acredita que ele gostou!
    Fizemos uma reforma lá em casa e precisei dormir na casa da minha cunhada, aí dormimos juntos. Ele acordou a noite inteira, mexeu demais. Acho que queria mais espaço, rs.
    Mas eu não tenho nada contra, afinal rapidinho eles crescem, temos que aproveitar né?

    Bj!

    ResponderExcluir
  2. Mi,

    Faço cama compartilhada desde RN também e sou super a favor! Já ouvi diversas coisas do tipo "Ahh ela nunca mais vai querer sair da sua cama!" " O bebê precisa se acostumar com o espaço dele" "Deixa chorando que é frescura"

    Eu trabalho o dia todo, faço hora extra e vários cursos..minha filha sente minha falta e pra falar a verdade eu amo!! Dou cada apertão nela.

    Sou a favor da criação com apego,com amor...

    Assunto polêmico rs..

    ResponderExcluir
  3. Aqui em casa, quando ele nasceu dormia na cama com a gente ( mas não todas ), ele acordava muitas vezes a noite e confeço que levantar várias vezes era ruim. Mais as vezes colocava ele no berço, pq ele sempre foi muito espaçoso. Agora que esta maior, não da mais para ficar ninando no colo, não aguento... Colocamos ele no meio, ficamos assistindo tv, e a hora que ele dorme vai para o berço, pq ele adora dar varios chutes, se mexe demais... Mais adoro quando ele dorme junto. Bjs

    Vivi e Isaac
    http://isaacparasempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. A Lara nunca dormiu com a gente. No quarto dela tem 2 caminhas.... às vzs, qdo chora, um de nós vai lá, deita na outra caminha e ela se acalma. Quase sempre eu apago lá, só acordo de manhã, rs... Acredito que cada um sabe o seu certo. Se tá bom pra vcs, tá show! BeijoBeijo. Andrea e Lara. http://coisas-da-lara.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá!!
    A Marinah dormiu comigo apenas 2 vezes, uma porque estava muito dodói, e outra porque estava tendo pesadelo...
    No quarto dela tem cama auxiliar e quando precisou ou precisa um de nós fica lá (mais eu do que o papai), entretanto respeito muito sua opinião, concordo em alguns pontos... Só prefiro cada um no seu quarto...
    Beijinho
    Seguindo
    http://simplesmente-mamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. A Laura dorme comigo e depois o papai coloca ela no berço. Nós nunca montamos o berço dela no nosso quarto e ela dorme bem nele. Mas tem noites que dorme a noite inteira conosco. Acho que cada um sabe a rotina de sua casa... E se está bom para vocês é assim que tem que ser.
    Quanto a casos de bebês que morrem esmagados eu já vi sim, mas isso é uma fatalidade.

    Bjosss

    ResponderExcluir

Adorooo receber comentários, respondo por aqui tá? Bjs